segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Wagner Moura perde para tratador de avestruzes

| | Bla bla bla





O iraniano Reza Najie, que derrotou o brasileiro Wagner Moura, levando o Urso de Prata de melhor ator no 58º Festival de Berlim, tem 63 anos de idade e apenas dez de carreira.

O papel que lhe deu o prêmio, do filme "Avaze Gonjeshk-ha" (o canto dos pardais), de Majid Majidi, é o do pai de família Karim, que perde o emprego como tratador de avestruzes quando um dos animais escapa. Para sustentar a mulher e os três filhos, Karim passa a trabalhar como condutor de moto-táxi em Teerã.

18.fev.2008/Tobias Schwarz/AP
Reza Najie posa com seu Urso de Para durante a cerimônia no Berlinale Palast
Reza Najie posa com seu Urso de Para durante a cerimônia no Berlinale Palast

Após a exibição do filme em Berlim, Majidi contou que escolheu Najie porque ele teria uma compreensão ideal do personagem, considerando sua própria experiência de ter vivido na zona rural.

Preocupava o diretor, no entanto, o fato de o personagem ser bem mais jovem do que o ator. "A exigência física era muito grande. Eu procurei fazer intervalos nas filmagens, nos dias em que ele tinha de dirigir por muito tempo no pesado trânsito de Teerã", contou.

Na trama, com a perspectiva de ganhar mais dinheiro com o emprego na cidade, o homem do campo Karim torna-se progressivamente ambicioso e desatento aos valores religiosos que antes respeitava. Quando um incidente doméstico coloca sua vida em risco e o obriga a ficar em uma casa de repouso, ele observa a família e os amigos e reavalia seu comportamento.

Embora tenha recebido emocionado seu Urso de Prata, Najie não se vangloriou do próprio desempenho. "Assim como os outros atores, simplesmente interpretei um papel. Aparentemente, eu o fiz bem, porque me deram esse prêmio."

Motivo de orgulho para o ator foi haver podido ressaltar sua origem e professar sua fé islâmica em Berlim. "Apresentei meu país aos olhos do mundo inteiro. Disse que sou iraniano e muçulmano."

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com educação. Comentários com ofensas não serão aprovados!