domingo, 7 de abril de 2013


Moura e Damon em "Elysium"

"Elysium"  é a primeira produção estrangeira de Wagner Moura, considerado por muitos o maior ator brasileiro vivo (não sem uma parcela boa de razão). O filme é dirigido por Neill Blomkamp, o mesmo de "Distrito 9". Ambos usam um contexto de ficção científica para falar sobre temas sociais. Moura, que atua ao lado de gente como Matt Damon, Alice Braga, Diego Luna, Jodie Foster e Sharlto Copley, falou um pouco, em entrevista à "Folha de São Paulo", como foi trabalhar no filme.

"`Elysium`  é sobre diferenças sociais. Meu personagem (Spider) é meio que um líder dos excluídos, mas passa longe da ideia romântica do revolucionário bonzinho (...) Neil procurou um elenco multicultural. Talvez reforce as teorias de globalização e de exclusão. Ele nos estimulava a improvisar coisas que reforçassem essas identidades (...) Não está explícito que Spider é brasileiro, mas eu agi como se fosse."

Elysium, no filme, é uma estação espacial que abriga os ricos e prósperos em 2159. Aos outros restou uma Terra devastada e simplesmente cheia demais. Não há imigração graças a uma política restrita, mas clandestinos sempre podem ocorrer. Essa é a esperança de Max, personagem de Damon, que acaba sendo pego. Mas tudo pode mudar se ele aceitar uma missão.

A estreia está marcada para o dia 20 de setembro.

sábado, 6 de abril de 2013


A Folha de São Paulo divulgou duas imagens inéditas de 'Elysium', novo filme do diretor Neill Blomkamp (Distrito 9).

As imagens são estampadas pelos brasileiros Wagner Moura ('Tropa de Elite') e Alice Braga ('Eu sou a Lenda') .

Moura vive o contrabandista de humanos e vilão Max, que leva pessoas ilegalmente para Elysium, um paraíso construído na órbita terrestre. Alice Braga interpreta Frey, amiga de longa data de Max.


Matt Damon, Jodie Foster ('Quarto do Pânico'), Sharlto Copley ('Distrito 9'), Diego Luna ('Milk – A Voz da Igualdade') e William Fichtner ('Fúria Sobre Rodas') completam o elenco.

"É um filme diferente de tudo o que você já viu. Não é necessariamente um filme sobre aliens. Em sua estreia na direção, Blomkamp fez um dos melhores filmes. Acredito que esse filme tem a oportunidade de ser ainda melhor", revelou o produtor Simon Kinberg.

E concluiu, que o longa será bem diferente da estreia do diretor: "Visual e estilisticamente, é totalmente diferente de Distrito 9".

A sinopse ainda é mantida em sigilo. A personagem de Foster é "chefe de estado de um planeta alienígena". A divulgação ainda promove a empresa fictícia Armadyne, que convoca profissionais especialistas em gravidade zero e planejamento multigeracional. A empresa promove um projeto, que será revelado em 2097.