terça-feira, 22 de março de 2011

  • Wagner Moura em cena do filme ''Vips'', de Toniko Melo

                                                                        Wagner Moura em cena do filme ''Vips'', de Toniko Melo

A partida do presidente norte-americano Barack Obama, que provocou o fechamento do espaço aéreo no Rio por algumas horas na manhã de segunda-feira (21), teve um efeito também sobre a entrevista coletiva do filme "VIPs", de Toniko Mello, que se desenrolaria em São Paulo. O protagonista do filme, o ator Wagner Moura, não conseguia sair da capital carioca, o que acabou atrasando a coletiva em quase duas horas.

Embora o filme seja uma ficção, baseia-se na vida de uma pessoa real, o estelionatário Marcelo Nascimento da Rocha, atualmente cumprindo pena no presídio de Cuiabá. E Rocha recentemente ameaçou bloquear o lançamento do filme, previsto para sexta-feira (25).

O diretor Mello, no entanto, está tranqüilo: "Os direitos que compramos são do livro ("Vips – Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano). A justiça está aí para isso". Da mesma forma, a produtora do filme, Bel Berlinck, comentou: "Sei lá se ele vai tentar isso ou não. Nós temos um contrato".

  • Divulgação/ Milena Mendes

    Toniko Melo roda cena de "VIPs", com Wagner Moura

Quando um jornalista indaga o diretor se acha que o filme está "glamourizando o crime", ele discorda: "Será que nós estamos falando mesmo disso no filme, de crime?". E compara: "Seria o mesmo que perguntar a (Francis Ford) Coppola se ele glamourizou a máfia em 'O Poderoso Chefão'. Pode até ser, mas não foi essa a intenção".

Wagner Moura, que aprendeu até a pilotar aviões para viver o personagem – "Tenho condições técnicas para decolar, mas teria que chamar alguém para pousar" -, também não acha que "VIPs" é um filme sobre o crime. "A leitura que eu fiz do roteiro é que ali estava alguém se procurando. É um menino brilhante, esperto, mas talvez não conseguiu canalizar para uma coisa boa", define o ator, que nunca se encontrou pessoalmente com o verdadeiro Marcelo, nome que é mantido no filme.

Falsário e não farsante

Por outro lado, o ator deixa claras suas restrições ao comportamento do personagem, que assumiu a identidade do herdeiro da companhia aérea Gol e outras: "Eu evidentemente tenho um juízo moral sobre um estelionatário. Mas não deixaria de fazer um filme por causa de um julgamento moral. Olha os personagens que eu já fiz. Aqui eu fiz uma opção estética e não moral. Achei que não seria o caso".

quarta-feira, 16 de março de 2011

Wagner Moura ganhou uma miniatura sua durante a pré-estreia do filme "VIP's" em Salvador, na Bahia. O ator Vladimir Brichta prestigiou o amigo na noite desta terça-feira, 15.

 

Genilson Coutinho/Divulgação

Wagner Moura

 

Genilson Coutinho/Divulgação

Vladimir Brichta e Wagner Moura

 

Genilson Coutinho/Divulgação

Wagner Moura

sexta-feira, 11 de março de 2011


Depois de notícias divulgadas na internet sobre uma suposta participação de Wagner Moura num filme americano, o ator baiano confirmou a novidade, com exclusividade ao Jornal da Tarde. Aos 34 anos, ele foi convidado para atuar no filme Elysium, do diretor sul-africano Neill Blomkamp e que terá os astros Matt Damon e Jodie Foster no elenco. "Esse convite me pegou de surpresa. O Neill Blomkamp viu o 'Tropa de Elite 1', depois viu o 2 e me convidou para fazer esse trabalho", conta Wagner.

Elysium é um filme de ficção científica e tem previsão de lançamento para o final do ano que vem. O longa fala de uma batalha entre alienígenas que querem viver na Terra e entram em conflito com a espécie humana. Na história, Wagner Moura viverá o vilão, que, segundo a revista Hollywood Reporter, tem senso humor.

"O personagem é ótimo. As datas bateram. Tudo certo", diz o ator. "Mas não posso dar mais detalhes, por confidencialidade do projeto". Wagner entra, assim, num grupo de jovens atores brasileiros que conquistaram espaço no cinema internacional.

Antes dele, Rodrigo Santoro e Alice Braga já mostraram seu talento em Hollywood. Santoro esteve em As Panteras Detonando, Simplesmente Amor e 300. Já Alice tem carreira mais produtiva. A atriz acumula atuações em longas como Eu Sou a Lenda – com Will Smith –, Os Coletores – com Jude Law –, Ensaio Sobre a Cegueira – com Julianne More –, Território Restrito – com Harrison Ford – e está em cartaz em O Ritual, no qual contracena com Anthony Hopkins.

Resta agora esperar para ver se Hollywood dará espaço para Wagner construir um personagem tão marcante quanto o Capitão Nascimento. A depender de Blomkamp, essa chance é grande. O diretor costuma surpreender tanto com os efeitos especiais quanto na carga dramática dos personagens dos seus filmes.

O fato é que a estreia de Wagner Moura em Hollywood é uma excelente notícia para os espectadores brasileiros, sempre ávidos por ver seus astros em produções internacionais. E o inglês não será problema para o ator baiano, que, antes de virar ídolo nacional, já deu aulas do idioma.


segunda-feira, 7 de março de 2011

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/ta-rolando/files/2011/03/wagner-moura-6782.jpg

Quem assistiu Wagner Moura interpretando o Capitão Nascimento na sequência Tropa de Elite não acredita que o ator queria mesmo era ser bailarino.

Em entrevista à revista BRAVO deste mês, Wagner contou que ficou encantado com o longa "Pina", de Wim Wenders, exibido no Festival de Berlim em fevereiro, e revelou à publicação que gostaria de ter sido um bailarino da companhia da coreógrafa Pina Bausch.