segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Você pode enganar todos por algum tempo, alguns por todo o tempo, mas você não pode enganar todos por todo o tempo". A célebre máxima do ex-presidente americano Abraham Lincoln não poderia ser mais apropriada à história de Marcelo Nascimento da Rocha, personagem interpretado pelo ator Wagner Moura em "VIPs". Dirigido por Toniko Melo, o longa-metragem estreou na noite deste domingo (26) no Festival do Rio 2010.

A produção é baseada no livro "VIPs - Histórias reais de um mentiroso", de Mariana Caltabiano, que narra as aventuras (e infortúnios) do homem que ficou conhecido como um dos maiores vigaristas do Brasil. Para realizar o sonho de ser piloto de avião, Marcelo deixa sua verdadeira identidade e assume personalidades distintas, incluindo o filho do dono de uma conhecida companhia aérea brasileira — uma de suas vítimas verdadeiras foi o apresentador Amaury Jr., que o entrevistou ao vivo na TV sem perceber que se tratava de um farsante.

Wagner Moura ressaltou o trabalho da dupla de roteiristas Bráulio Mantovani (de "Cidade de Deus") e Thiago Dottori, que levou o protagonista para longe de seu perfil orginal.

"Tornou-se um filme de ficção. Aliás, ele em nada tem a ver com o verdadeiro Marcelo (que hoje cumpre pena na penitenciária de Marília, no interior de São Paulo). E quanto menos o filme ia se parecendo com ele, mais eu gostava", disse o ator, definindo a trama: "A gente apresenta um personagem e a trajetória desse personagem em busca de si próprio".

Cartaz de 'VIPs' mostra diversas facetas de Wagner Moura no filmeCartaz de 'VIPs' mostra diversas facetas de Wagner
Moura no filme (Foto: Divulgação)

As diferentes identidades de Marcelo exigiram pequenas mudanças no visual do ator: hora aparece cabeludo, hora de barba, hora com os cabelos descoloridos. E, com relação às belas tomadas aéreas, uma revelação.

"Tomei aulas de vôo. Nas cenas em que apareço pilotando aquele aviãozinho vermelho, sou eu mesmo. Não tem dublê", explicou.

"VIPs" traz mais uma vez um Wagner Moura em excelente forma, o que acaba ofuscando o desempenho do restante do elenco formado por Gisele Fróes, Norival Rizzo, Roger Gobeth e o ator argentino Jorge D'Elia, entre outros. Destaque para a cena em que Marcelo — a essa altura do filme já encarnando o piloto Carrera, que se envolve com narcotráfico na fronteira do Mato Grosso do Sul — sobe ao palco de um bar no Paraguai e canta uma divertida versão de "Será", do Legião Urbana, com direito a imitação do cantor Renato Russo.

"Foi um filme escrito para o Wagner. Temos grandes atores, mas, para mim, era o Selton (Mello) ou ele. É um papel difícil, pois é um personagem que se faz passar por outros. E, como todo bom ator, ele compõe cada diferente visual que o papel necessita. Então ele se transforma ao logo do filme. E exerce diversas facetas", declarou o corroteirista Bráulio Mantovani.

Produzido por Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Bel Berlinck, "VIP's" concorre na mostra competitiva do festival entre os longas de ficção e tem estréia prevista para março do ano que vem.

FESTIVAL DO RIO

"VIPs"
SEG (27/9) 15h Pavilhão do Festival
TER (28/9) 17h50 e 21h10 Est Vivo Gávea 3

sexta-feira, 17 de setembro de 2010


O ator Wagner Moura foi convidado para participar da nova série da Globo, "Amor em Quatro Ator", inspirada em canções de ninguém menos que Chico Buarque, mas precisou recusar.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal "A Folha de S. Paulo", o astro de "Tropa de Elite" alegou falta de agenda. No momento, ele está filmando "O Homem do Futuro", de Claudio Torres.

"Amor em Quatro Atos" tem estreia prevista para janeiro de 2011.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010


A candidata à presidência da República pelo PV, Marina Silva, trouxe o apoio de mais um eleitor famoso em seu programa eleitoral da noite desta terça-feira (14). O ator Wagner Moura, conhecido pelo papel principal do filme Tropa de Elite, deu um depoimento a favor da presidenciável. "Vamos levar a Marina para o segundo turno", disse. Além de Wagner Moura, os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, e o ator Marcos Palmeira já apareceram no horário eleitoral de Marina pedindo votos para a candidata verde.

Em sua fala, Marina defendeu um novo jeito de fazer política no Brasil e pediu mais uma vez a oportunidade de ir para o segundo turno das eleições. "Precisamos mudar o jeito de fazer política no Brasil. Nós só podemos ampliar as políticas econômicas se mudarmos o jeito de fazer política".

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


O filme "Vips", estrelado por Wagner Moura, e com algumas cenas rodadas em Pindamonhangaba, vai ser lançado em 2011. O motivo do adiamento do longametragem que está praticamente pronto está ligado ao lançamento de Tropa de Elite 2, também com Wagner Moura, que vai aos cinemas em outubro deste ano. 

Credito: Divulgação
Wagner Moura grava em Pinda

Provavelmente um mês antes do lançamento o trailer de VIPs estará na internet e também nas maiores salas de cinema, deixando o público ainda mais ansioso para conferir o filme, que é inspirado em Marcelo da Rocha – um homem que já mentiu até mesmo ser herdeiro de uma grande empresa para se dar bem durante uma festa comemorativa em Recife. 

O roteiro é de Thiago Dottori e também Bráulio Mantovani. No elenco, além de Wagner Moura, grandes artistas, como Arieta Corrêa, Gisele Fróes e Nival Rizzo. O longa, dirigido por Toniko Melo, é baseado em um livro de Mariana Caltabiano. 

Em julho de 2009, durante seleção para figurantes, a produtora do filme, O2, fez testes com mais de 500 pessoas em Pindamonhangaba. Dezenas de pessoas escolhidas para atuar com Wagner Moura e Pindamonhangabenses de uma maneira geral esperam ansiosos o lançamento do filme.